quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Detran do Distrito Federal começa a testa o drogometro em motoristas

O Detran do Distrito Federal começou a usar um equipamento que aponta o consumo de drogas por meio de um teste com a saliva do motorista. O chamado drogômetro pode identificar até oito substâncias ilícitas no organismo do condutor. O resultado do teste fica pronto em, no máximo, oito minutos.
Os agentes aproveitaram a operação de fim de ano para testar o aparelho. Brasília foi escolhida para ser a primeira cidade experimentar o novo método. O drogômetro, no entanto, ainda precisa ser regulamentado pelo Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran.
Em 2018, duzentas e oitenta pessoas morreram em acidentes de trânsito no Distrito Federal. Destas, quarenta e nove estavam sob o efeito de drogas.
Com o teste, é possível detectar se o motorista fez uso de alguma substância ilícita nas últimas oito horas. "Uma pessoa que fez uso de cocaína, ecstasy, maconha, benzolitico, opiáceos, ele consegue detectar. Então, isso é bastante interessante, e deve reduzir e muito o número de acidentes", explica o especialista em trânsito Wellington Matos.
A multar é considerada infração grave: a punição é de sete pontos na carteira, e a multa chega a R$ 2.937 reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário