domingo, 21 de junho de 2020

Luxemburgo quer Palmeiras com quatro atacantes e sem camisa 10


Quando entrou em campo pela última vez na temporada, no dia 14 de março, contra a Inter de Limeira, o Palmeiras de Vanderlei Luxemburgo tentava entrosar a equipe com uma formação que acomodava quatro atacantes no time titular. E assim deve continuar após o reinício das competições.
Depois de abrir a temporada com Lucas Lima na equipe na função de armador, o Verdão viu o grupo ganhar mais uma opção ofensiva com a contratação de Rony. E foi com o atacante pelo lado e Dudu deslocado pelo meio que o time palmeirense foi escalado em três dos últimos quatro jogos antes da pausa no futebol por causa da pandemia do novo coronavírus.

A exceção foi na partida contra a Ferroviária, quando Luxa decidiu por poupar alguns titulares. Mas o time com Dudu, Rony, Willian e Luiz Adriano deu certo nas vitórias na Libertadores contra Tigre e Guaraní e ficou no empate sem gols com a Inter de Limeira.

Questionado sobre se encontrar um atleta para desempenhar a função de camisa 10 era um dos principais desafios para a sequência da temporada, o técnico Vanderlei Luxemburgo comentou sobre o cenário atual para a posição.

– A pergunta é muito legal. Tenho no elenco Dudu, Scarpa, Raphael Veiga, Lucas Lima, todos serão usados da melhor maneira, quando eu achar que devem ser usados. Mas vou devolver a pergunta: quem tem camisa 10 hoje no mundo? Você me faz uma pergunta, que é muito difícil até você responder. Não posso resolver o problema que o mundo não resolve. O mundo mudou a maneira de jogar. Quando estou mudando, talvez eu esteja mudando para adaptar ao que o mundo está jogando – disse o treinador do Verdão.

Além de Dudu, o Palmeiras conta com Lucas Lima, Raphael Veiga, Gustavo Scarpa e Alan como opções para a armação. Destes, apenas o último não foi utilizado em jogos oficiais até o momento – ele jogou parte das duas partidas do Torneio da Flórida.

Dos 14 jogos no ano, Lucas Lima foi escalado como titular em nove. Raphael Veiga começou jogando cinco vezes, mas apenas duas centralizado – ele foi testado aberto pelo lado direito nos três primeiros jogos de 2020. Gustavo Scarpa tem dois jogos como titular, mas tem sido mais uma aposta para atuar pelo lado.
– Não tem mais o camisa 10 clássico no mundo. Tem jogadores em várias táticas com dinâmicas diferentes. A mudança que pode ter é ter três jogadores com características de segundo volante jogando no meio com três lá na frente. Jogando no 4-2-3-1, não tem um camisa 10, tem três caras jogando por trás, mudando de direção, e um definidor na frente. O mundo está fazendo isso – analisou Luxemburgo.

– Eu não desprezo os meias. Eles fazem parte, podem fazer uma função de tocar mais a bola, vou colocar o Veiga, o Lucas Lima... Mas se precisar de um jogador de mais giro, drible, amassar o adversário, marcar e pressionar mais forte, isso que vou fazer. Estou vendo tudo que está acontecendo no futebol mundial, essa é a realidade – explicou.

O Palmeiras começou a realizar testes para Covid-19 no elenco na última quinta-feira. O Governo de São Paulo liberou o clube para voltar a usar a Academia de Futebol na próxima segunda-feira, mas apenas para exames do elenco. O retorno aos treinamentos de campo será somente no dia 1º de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário