segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Bancada Federal do RN discute emendas esquecendo transposição

A bancada federal do RN já começou a discutir, terça-feira,  as emendas coletivas  para o Orçamento Federal do próximo ano. Embora sem definição de número, o coordenador Rafael Motta (PSB), manteve as seis emendas do ano passado: UERN; Saúde Pública; Segurança Pública; Barragem de Oiticica; Ramal do Apodi; Terminal Turístico da Redinha em Natal.

Uma coisa chama atenção não destinou-se a falta de ênfase nas emendas para as obras de Transposição do Rio São Francisco, programadas para o próximo ano que prometida para esse segundo semestre no RN, por dois caminhos.

CAMINHOS DAS ÁGUAS

1    No primeiro, a água do São Francisco que passa por Cabrobó (PE) deve seguir até o reservatório Engenheiro Ávidos, em Cajazeira (PB), e depois será levada naturalmente pelo Rio Piranhas-Açu até entrar no Rio Grande do Norte pelo município de Jardim de Piranhas, no Seridó. Na sequência, a água deverá ser armazenada na Barragem de Oiticica, em Jucurutu, para depois seguir o curso do rio até ser novamente represada na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves (maior reservatório do RN), beneficiando dezenas de municípios e milhares de pessoas nas regiões Seridó, Oeste e Central potiguar.

2   Já no segundo o segundo, deve acontecer por meio da construção do chamado Ramal do Apodi, referidio nas emendas, por meio de canais que irão levar a água do reservatório Caiçara, na Paraíba, até a barragem de Pau dos Ferros, no alto Oeste potiguar. Depois, essa água deve seguir até a Barragem de Santa Cruz, no município de Apodi, também beneficiando milhares de pessoas nas regiões do alto e médio Oeste. É nesta região, inclusive, onde ficam as maiores fazendas de produção de melão do estado. O RN é o maior exportador deste tipo de fruta do país.

Por Roda Viva (Tribuna do Norte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário