terça-feira, 22 de outubro de 2019

Biografia do locutor Fiori Gigliotti será lançada no Museu do Futebol



No dia 29 de outubro, os jornalistas Mauro Beting e Paulo Rogério lançarão, no Museu do Futebol, em São Paulo, capital, o livro “Fiori Gigliotti: o locutor da torcida brasileira”, em homenagem a um dos narradores mais icônicos do futebol brasileiro.

Com prefácio de Milton Neves, a publicação da Editora Onze Cultural pretende eternizar a memória do criador de alguns dos bordões mais famosos da rádio, como “abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”, “o tempo passa” e “crepúsculo do jogo”.

O lançamento ocorrerá a partir das 19h, com sessão de autógrafos dos autores, no auditório do Museu do Futebol, que fica sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, em São Paulo.

Carreira

Nascido em Barra Bonita em 1928 e falecido em São Paulo em 2006, Fiori Gigliotti era filho de imigrantes italianos e começou a trabalhar como locutor radiofônico em 1947. Ele passou pelas rádios Clube de Lins (São Paulo), Cultura de Araçatuba (São Paulo), Bandeirantes, Panamericana (atual Jovem Pan), Tupi e Record.

O último trabalho era como comentarista na Rádio Capital, de São Paulo. Fiori Gigliotti cobriu dez copas do Mundo de Futebol ao longo da carreira. Os anos dourados de Bandeirantes, a tentativa de se eleger deputado e o recomeço na Record são alguns assuntos abordados pelos autores.

O início da carreira, os amores e as histórias de pescaria são ingredientes extras que certamente aproximarão os fãs do saudoso ídolo. Ao longo da vida, ele recebeu mais de duzentos títulos de cidadão honorário, principalmente pelo interior de São Paulo.

Fiori Gigliotti morreu às vésperas da Copa do Mundo da Alemanha e recebeu homenagem de Galvão Bueno durante a transmissão da partida inicial da competição. “Abrem-se as cortinas e começa o espetáculo”, disse o narrador da TV Globo no início do jogo.

Sobre os autores

Mauro Beting é comentarista do Esporte Interativo e da rádio Jovem Pan, blogueiro do portal UOL e comentarista do jogo PES desde 2010. Escreveu 17 livros e dirigiu três documentários para cinema e TV, além de ser curador do Museu da Seleção Brasileira e um dos curadores do Museu Pelé.

Paulo Rogério, nascido em Santos, é jornalista formado pela Universidade Católica de Santos em 1998. Desde 2018 é editor-chefe do Auto Aventura, que engloba diversas mídias, sendo a revista Auto Aventura a principal delas. É autor de dois livros: “2002 – De meninos a heróis” (2014), que conta a história da conquista do Campeonato Brasileiro de 2002 pelo Santos, e “100 anos – Sou mais Briosa” (2017), livro oficial do centenário da Portuguesa Santista.

Serviço

Lançamento do livro “Fiori Gigliotti: o locutor da torcida brasileira”
Data: 29 de outubro de 2019 (terça-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório Armando Nogueira (capacidade 174 lugares + 4 cadeirantes)
Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – São Paulo – SP
Programação sujeita a alterações

FONTE: PORTAL GOVERNO DE SÃO PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário