segunda-feira, 22 de julho de 2019

10 dicas de empreendedorismo de Anitta



Larissa de Macedo Machado, mais conhecida como Anitta, é um bom exemplo de empreendedorismo no Brasil. A carioca, que com muita determinação e planejamento saiu de Honório Gurgel, zona norte do Rio, para os maiores palcos do Brasil, tem controle sobre cada passo de sua carreira como artista, fecha seus próprios negócios e não lidera apenas as paradas musicais. “Tudo o que tracei para a minha vida, desde pequena, eu consegui em proporção dez vezes maior”, disse, durante seu painel no Universo TOTVS, realizado na última quarta-feira (26), em São Paulo.Anitta não imaginava, no entanto, que seria tão influente na gestão de sua carreira, mas, hoje, gosta de sua versão empresária. “Isso faz parte da minha personalidade, eu gosto de me meter”, brinca. Aos 26 anos, a cantora sabe que um artista pode simplesmente ser exatamente isso – um artista -, ou seja, fazer a sua arte, sua música, e deixar a parte dos negócios para uma outra pessoa, alguém em quem confie. Mas Anitta não é assim. Ela até foi empresariada por um tempo, mas decidiu abrir mão desse formato por não ter encontrado alguém que tivesse um ponto de vista compatível com o seu na forma de trabalhar. Assim, fundou uma empresa com o irmão Renan Machado, a Rodamoinho Produtora. Desde então, é sua própria empresária – e foi justamente isso que fez com que crescesse de diversas formas.
Seu primeiro álbum, homônimo, foi lançado em 2013, mas, antes disso, a jovem cantora invadiu as rádios brasileiras com o hit “Show das Poderosas”. Hoje, quatro discos depois, Anitta tem a fama consolidada no Brasil, com grandes prêmios da música nacional, e se arrisca no cenário internacional. O projeto “CheckMate” é um de seus trabalhos mais aclamados e que mais lhe rendeu visibilidade lá fora. Ela canta em português, inglês e espanhol. Tem pop, funk, reggaeton. Poo Bear, Alesso, J. Balvin, DJ Yuri Martins, MC Zaac, Maejor e Tropkillaz foram parceiros nas músicas, maneira que a artista encontrou de oferecer o que eles não têm lá e de oferecer o que não temos aqui.
Para crescer nos negócios, Anitta precisou conhecer seu público – quem a seguia e aumentava seus números. Aprender a se comunicar de maneira geral para passar sua mensagem para os diferentes tipos de audiência era uma necessidade. “Não falo apenas com um nicho, com um público que gosta de um trabalho específico meu. Acabo me comunicando com todo mundo, gente que foi atrás de mim pelas minhas palestras, pelos meus vídeos rebolando ou porque cantei com Caetano Veloso”, diz.
No Brasil, Anitta acredita que os maiores desafios para empreender, nos dias de hoje, são financeiros e burocráticos. Conseguir realizar tudo dentro da legalidade, mas ainda gerando lucro, é um desafio. “É muito difícil porque o Brasil é um país muito complicado, legislativamente falando. Parece um teste para ver se você realmente quer fazer aquilo”, comentou.
FONTE: Forbes Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário