terça-feira, 26 de maio de 2020

DORIA DECIDE ADOTAR QUARENTENA INTELIGENTE EM SP



A partir de 1º de junho o Estado de São Paulo vai passar a adotar a quarentena inteligente, um novo modelo de isolamento social. A definição foi dada pelo governador João Doria (PSDB), em entrevista à GloboNews, na noite desta segunda-feira, 25. Neste sistema, cada cidade e região terá regras diferentes de distanciamento.

"A [quarentena até agora] foi homogênea porque precisava ser. Áreas e regiões onde poderemos ter um olhar que defina pela quarentena inteligente, a flexibilização cuidadosa e em etapas, isso será levado em consideração”, afirmou Doria. “Onde isso não for possível, porque os índices e os riscos indicam que não deve, não haverá”.

Os critérios do Comitê de Combate ao Coronavírus do Estado de São Paulo, hoje liderado pelo Dr. Dimas Covas, contemplam 4 pontos: taxa de ocupação de leitos de UTI abaixo de 80%, índice de isolamento em pelo menos 55% (baseado na medição pelo sinal do telefone celular), redução sustentada do número de novos casos por 14 dias e baixa taxa de transmissão da doença.

Os municípios serão identificados por quatro cores que sinalizam o grau do problema (vermelho, laranja, amarelo e verde). Por esses critérios, a capital não poderá adotar as medidas para liberação gradual da economia, nesse período, por estar no pior estágio, o vermelho.

O anúncio oficial do novo modelo deve ser feito na coletiva de imprensa desta terça-feira, 26.

(📸: Reuters/Amanda Perobelli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário